PROJETO FESTA JUNINA.
TEMA: FESTA JUNINA. SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL. PERIODO: JUNHO.
1.JUSTIFICATIVA:
A FESTA JUNINA VISA O RESGATE DA TRADIÇÃO, DO SIGNIFICADO CULTURAL DESTA FESTA, ONDE NA VERDADE, SE COMEMORAVA NA ROÇA, O SOLSTÍCIO DE INVERNO, QUE ERA O INÍCIO DA COLHEITA DE GRANDE PARTE DOS ALIMENTOS, SIMBOLIZANDO A FERTILIDADE DA TERRA. NESSA MESMA OCASIÃO, OS AGRICULTORES TAMBÉM COMEMORAVAM A FERTILIDADE DA MULHER, APROVEITANDO O MOMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE CASAMENTOS, SENDO ALGUNS MOTIVOS E CRENÇAS RELIGIOSAS ACRESCENTADAS NAS FESTAS. JUSTIFICA-SE TAMBÉM NO MOMENTO DESTA COMEMORAÇÃO, DESENVOLVER O GOSTO POR MÚSICAS, COMIDAS E A TRADIÇÃO JUNINA, BEM COMO A REALIZAÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO ESCOLA/COMUNIDADE EM SUAS DIVERSAS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS.
2. OBJETIVOS:
- RESGATAR AS TRADIÇÕES POPULARES, PROPICIANDO O GOSTO PELAS FESTAS JUNINAS;
- PROMOVER A INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR DE MANEIRA SAUDÁVEIS, ALEGRE E RESPONSÁVEL.
3. CONTEÚDOS:
3.1 CONCEITUAIS:
• A CULTURA DE SEU GRUPO DE ORIGEM E DE OUTROS GRUPOS;
• COSTUMES TRADIÇÕES E ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS.
3.2 PROCEDIMENTAISPARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES QUE ENVOLVAM HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS E CANÇÕES QUE DIGAM RESPEITO ÀS TRADIÇÕES CULTURAIS DE SUA COMUNIDADE E DE OUTRAS.
SOCIALIZAÇÃO DO TEMA E DO CONHECIMENTO QUE CADA CRIANÇA POSSUI SOBRE ELE;
ENSAIO DE DANÇA/QUADRILHA;
CONFECÇÃO DE SÍMBOLOS E DA FESTA; CANTAR E DANÇAR MÚSICAS E CANÇÕES DE FESTA JUNINA;
DEGUSTAÇÃO DE PRATOS TÍPICOS;
PARTICIPAR DE JOGOS;CONFECÇÃO DE DECORAÇÃO; BRINCADEIRAS DE RODA;
3.3 ATITUDINAIS
· CONHECER A FESTA JUNINA COMO PARTE DA CULTURA DO NOSSO POVO; · DESMISTIFICAR ESTA FESTA COMO UMA COMEMORAÇÃO RELIGIOSA; · CONSCIENTIZAR-SE DO PERIGO DE BOMBAS, FOGUEIRAS, E QUEIMADAS; · CONSCIENTIZAR-SE DE QUE OS VERDADEIROS ALIMENTOS ORIGINAIS JUNINOS SÃO AQUELES PRODUZIDOS PELA TERRA: AMENDOIM, PIPOCA, MILHO, BATATA-DOCE, ABÓBORA, CANJICA, E SEUS DERIVADOS: BOLO DE FUBÁ, DE MILHO DE MANDIOCA, PAÇOCA, PÉ-DE-MOLEQUE, DOCE DE BATATA, DE ABÓBORA, PAMONHA, CURAU, CUSCUZ... · REFLETIR SOBRE AS DIFERENÇAS, CULTURAIS; · ENTENDER QUE O OBJETIVO DA ESCOLA EM RELAÇÃO Á FESTA JUNINA NÃO É RELIGIOSO, MAS SIM UMA FORMA DE PROPAGAÇÃO DAS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS DO NOSSO PAÍS.
4. PROCEDIMENTOS:
ESCOLHER UMA MÚSICA E MONTAR UMA COREOGRAFIA PARA APRESENTAÇÃO JUNINA; MANDAR UMA CIRCULAR PARA OS PAIS, COM DESCRIÇÃO DOS TRAJES TÍPICOS A SEREM PROVIDENCIADOS. CONFECCIONAR COM OS GRUPOS AS BANDEIRINHAS, OS BALÕES, AS LANTERNINHAS, OS CARTAZES COM DESENHOS, COLAGENS E/OU FIGURAS PARA AS BARRACAS E BRINCADEIRAS; MONTAR PAINÉIS COM AUXILIO DOS ALUNOS; EXPOR OS MESMOS; 5. CULMINÂNCIA:
SERÁ REALIZADA A FESTA JUNINA NA ESCOLA COM:
· DANÇAS E QUADRILHAS. · COMIDAS TIPICAS; · APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS, SENDO:(UMA APRESENTAÇÃO POR TURMA);
6. AVALIAÇÃO:
P
ROCESSUAL, VISANDO OBSERVAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, E NA INTERAÇÃO DE TODOS.
• COSTUMES TRADIÇÕES E ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS.
PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES QUE ENVOLVAM HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS E CANÇÕES QUE DIGAM RESPEITO ÀS TRADIÇÕES CULTURAIS DE SUA COMUNIDADE E DE OUTRAS.
PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES QUE ENVOLVAM HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS E CANÇÕES QUE DIGAM RESPEITO ÀS TRADIÇÕES CULTURAIS DE SUA COMUNIDADE E DE OUTRAS.
PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES QUE ENVOLVAM HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS, JOGOS E CANÇÕES QUE DIGAM RESPEITO ÀS TRADIÇÕES CULTURAIS DE SUA COMUNIDADE E DE OUTRAS.
ENSAIO DE DANÇA/QUADRILHA;
CONFECÇÃO DE SÍMBOLOS E DA FESTA;
DEGUSTAÇÃO DE PRATOS TÍPICOS;
PARTICIPAR DE JOGOS;
P
ANEXOS DO PROJETO FESTA JUNINA:
COORDENADORA PEDAGÓGICA: MÁRCIA CRISTINA B.HENRIQUES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário