Projeto Copa do Mundo.
TEMA: Copa do Mundo 2010.
SÉRIE: Educação Infantil.
PERIODO: junho e julho;
A)- Justificativa:
O povo brasileiro é apaixonado pelo futebol, o que tornou esse esporte o mais popular do nosso país.
Em ano de Copa do mundo, essa paixão torna-se mais forte nos corações verde-amarelos. A população respira futebol, nas ruas, nas lojas, nas escolas, enfim em todos os ambientes.
Tendo em vista os pontos descritos acima, que exercem grande força sobre as crianças, justifica-se a aplicação do presente projeto. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul.
B)- Publico alvo:
Alunos do Pré I e Pré-II;
C)- Objetivo Geral:
Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las.
D)-Objetivos específicos:
Ø Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
Ø Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
Ø Conhecer a história das copas.
Ø Identificar cada país e os dias que jogam.
Ø Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
E)- Temas Transversais:
E)1-Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre.
E)1-Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre.
E)2-Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
E)3-Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
F)-DESENVOLVIMENTO:
Ø Explanação do conteúdo Copa do Mundo;
Ø Exposição de revistas, jornais e fotos relacionados ao tema;
Ø Pesquisas em casa sobre as copas anteriores;
Ø Destacar as cores da Bandeira Nacional;
Ø Confecção de painéis;
Ø Confecção de viseiras para incentivos a torcida brasileira;
Ø Exposição dos painéis confeccionados;
G) RECURSOS DIDÁTICOS:
Ø Revistas e jornais;
Ø Cola;
Ø Tesoura;
Ø Papel Kraft;
Ø Cartolinas;
Ø Lápis de cor;
Ø Papel crepom;
H)- Avaliação:
A avaliação será continua no dia a dia do desenvolvimento do projeto, será individual e em grupo, de acordo com a atividade proposta, visando a participação e colaboração nas elaborações dos trabalhos e na socialização com os demais.
Coord.Pedagógica: Márcia Cristina Bueno Henriques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário