Pesquisar este blog

"GRANDE É A POESIA, A BONDADE E AS DANÇAS. MAS O MELHOR DO MUNDO SÃO AS CRIANÇAS."




____________________________________
"Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças."
"GRANDE É A POESIA, A BONDADE E AS DANÇAS. MAS O MELHOR DO MUNDO SÃO AS CRIANÇAS."
MEU CORAÇÃO BATE FELIZ QUANDO TE VÊ!!!Meu coração, não sei por que, bate feliz, quando te vê!!!

sábado, 17 de abril de 2010

Comemoração "Dia do Índio".


          Projeto: Dia do Índio.


       Tema: Comemoração Dia do Índio;
       Série: Educação Infantil;
       PeríodoUma semana-(13/04 à 17/04);

       A)-Justificativa:

       Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes.

        B)-Público Alvo:
           Alunos do Pré I e Pré II;

       C)- Objetivos:
  • Conhecer um pouco da história dos índios;
  • Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
  • Refletir sobre a relação: brancos x índios;
  • Realizar a pintura a das atividades propostas e a confecção dos colares e cocares;
  • Sensibilizar a socialização do passeio;
  • Estimular a comemoração do dia do índio;


        D)- Desenvolvimento do Projeto:
  • Conversas sobre o tema proposto;
  • Desenho para pintar;
  • Confecção de colares com macarrão e tinta guache;
  • Confecção de cocar;
  •  Ensaio da coreografia; (Sendo uma apresentação por turno);
  •  Passeio à Aldeia Porto Lindo, passando pela Escola da Missão;
  •  Apresentação de uma música por turno, sobre o dia do índio;


        E)- Recursos Didáticos:
  • Historias sobre os índios;   
  • Folhas xerocadas com atividades;
  • Lápis de cor;            
  • Macarrão:
  • Barbante
  • CDs com músicas relacionadas ao tema;
  • Rádio;
  • Tesoura;
  • Cola;   



      F)- Avaliação:


                  Observação e registro do professor quanto ao envolvimento, interesse a   participação   dos alunos na execução das atividades individuais e na socialização das apresentações das    músicas e no comportamento durante o trajeto do passeio;


           Anexos do Projeto:
















Coord.Pedagógica:Márcia Cristina Bueno Henriques.

sábado, 10 de abril de 2010

Comemoração "Páscoa Feliz".


PROJETO: Páscoa.


Tema: Páscoa Feliz.
Serie: Educação Infantil;
Período:


A) Justificativa:


Por ser uma comemoração que esta presente em nosso cotidiano, e preciso explorar esta data para que as crianças adquiram novos conhecimentos em relação a mesma.É importante considerar que as datas comemorativas, as atividades lúdicas e criativas são essenciais e autenticas para a vida da criança. Significam um meio de expressão e de comunicação e permitem mostrar toda a sua espontaneidade e não ocultam seus verdadeiros sentimentos.Para os cristãos a Páscoa representa a ressurreição de Cristo e sua passagem deste mundo para a eternidade, tendo como símbolos: os ovos de chocolate e os coelhos.
Desta forma pretende-se realizar com esta comemoração um resgate dos valores tradicionais sobre o tema, desenvolvendo a criatividade abordando os aspectos lúdicos relacionados à educação, tendo como público alvo os alunos deste Centro de Educação Infantil.


B) Publico Alvo:
Alunos no Pré-I e Pré-II;

C) Objetivos:
a) Gerais:
Adquirir novos conhecimentos a respeito da festividade de Páscoa;


b) Específicos:
Conhecer a historia da Páscoa;
 Reconhecer os símbolos da Páscoa;
 Explorar a imaginação e a criatividade e
 Trabalhar a ludicidade;
 Entregar lembranças a todas as crianças que se fizerem presentes no Centro;
 Montar um ambiente agradável às crianças adequando-se as atividades realizadas com as apresentações das    musicas pascoalinas;


D) Desenvolvimento do Projeto:


Contar a historia da Páscoa;
Ensaios e apresentação das musicas com coreografias de cada turma;
Presença de uma pessoa caracterizada de coelho para animá-los e fazer a pintura de rosto;
Confraternização com sanduiches, bolos e refrigerantes;
Entrega de lembrancinhas com ovos de páscoa.


Jogo: Coelhinho na toca

Os alunos devem se organizar em trios. Dois alunos formam um círculo (a toca), dando as mãos, e o terceiro faz o papel de coelhinho dentro da toca. Os demais alunos ficam no centro. A um sinal do professor cada coelhinho muda de toca enquanto os outros tentam ocupar um dos lugares vagos. Os que ficarem sem toca vão para o centro, e o jogo continua.


E) Cronograma de atividades:

Escolha das musicas a serem apresentadas: 05/03/2010
Ensaio das turmas: 05/03 a 30/03/2010
Realização: 01/04/2010;


F) Recursos:

Historia da páscoa;
CDs com as musicas pascoalinas,
Radio;
Fantasia de coelho;
Tintas para pintar rosto;
Bolos, sanduiches, refrigerantes;
Lembrancinhas com ovo de páscoa;


G) Avaliação do projeto:

A avaliação acontecerá no decorrer do projeto sendo ele avaliado pelas professoras, coordenadora e diretora, pela elaboração do mesmo, sendo ele também considerado a aceitação da platéia no geral.
Também será realizado uma auto avaliação onde cada professora ressaltará os pontos positivos e os pontos que poderiam ser melhorados.




Fotos em anexo:
                                                 Painel: Feliz Páscoa

                                          Alunos Pré-I - (Professoras: Fátima e Rute)

Alunos Pré-II-A (Professora: Eliani)

Alunos Pré-II-B-(Professora Noeli)

Alunos Pré-II- C-(Professora Gisele)

A entrada do Coelho da Páscoa.

Coelhinho cantando: Coelhinho da Páscoa que trouxe pra mim...

Diretora: Maria Isabel e toda a turma...




Coord.Pedagógia: Márcia Cristina Bueno Henriques.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Menina do Laço de Fita.

Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...

[de Ana Maria Machado, livro.
ilustração: Claudius]